Sobre o destino
A península de Maraú está localizada na Costa do Dendê, sul da Bahia, entre Morro de São Paulo e Itacaré. O termo Maraú tem sua origem na vila indiana Mayrahú, descoberta e ocupada em 1705 por frades capuchinhos italianos que batizaram a península de São Sebastião de Mayrahú. A vila foi elevada ao status de cidade em 1761 e ainda mantém casas preservadas datadas do século XVIII.
Formada por mais de 40 km de praias semi-desertas, bancos de areia, imensos coqueirais, florestas, manguezais e várias aldeias com ruas de areia, a península atrai turistas do Brasil e do exterior em busca de sol, paz e sossego e contato intenso com a natureza.
A beleza do local impressionou o aviador e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (autor do pequeno príncipe), que veio morar lá por um tempo. Um verdadeiro santuário ecológico, Maraú está inserido em uma Área de Proteção Ambiental (APA).
As muitas atrações podem ser exploradas através de passeios de barco, veículos de tração, jipes, quadriciclos, etc., que levam os turistas pelos melhores da região.
O epicentro da península é a vila de Barra Grande, embora com uma grande quantidade de bares, pousadas e restaurantes, mantenha um certo charme rústico. Uma das praias mais visitadas da região é a Barra Grande.
Outra grande atração para os turistas que gostam de mergulhar é o Taipus de Fora, considerado uma das praias mais bonitas do Brasil, segundo o jornal inglês The Guardian. Em suas piscinas naturais de águas quentes e cristalinas, os banhistas se deliciam por horas explorando os ricos tapetes de coral. O equipamento de mergulho pode ser alugado no local, o que torna a viagem inesquecível.
A Cachoeira de Tremembé, localizada na vila piscatória de Tremembé, é outro espetáculo natural a não perder. As águas do rio Maraú caem no mar límpido da Baía de Camamu em uma queda de 5 metros de altura e 30 metros de largura, formando um grande lago. A hidromassagem natural ao pé das cataratas promete ser uma ótima maneira de recarregar as baterias.