Rio de Janeiro

Sobre o destino

Atrativos naturais incríveis, espontaneidade que transforma tudo em festa e hospitalidade, monumentos icônicos mundialmente famosos - tudo o que faz da cidade do Rio de Janeiro um destino inesquecível e único. Com 450 anos de história, o Rio possui tesouros fascinantes em seus museus com coleção invejável. A terra do carnaval e do samba, e de vários teatros, casas de espetáculos, locais comerciais e gastronômicos abrem durante todo o ano.

Mas é a combinação da geografia da área - o mar, as montanhas e as florestas - junto com a presença humana que faz do Rio de Janeiro uma cidade única. Cenários extraordinários cercam muitos lugares da cidade. Foi a primeira cidade do mundo a ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO. Recentemente, em 2007, o Valongo Wharft também foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO. Construído em 1811, foi o local de desembarque e área comercial de africanos escravizados até 1831.

Além das atrações mais famosas, como o Cristo Redentor, a estátua art déco de Jesus Cristo e o Pão de Açúcar, uma cadeia de montanhas, a cidade também possui muitos passeios de natureza, aventura, religiosos, históricos e culturais, como caminhadas no Jardim Botânico e passeios no bonde Santa Teresa, visitas à Catedral Metropolitana e ao Museu de Arte Moderna e a possibilidade de decolar da rampa de Pedra Bonita e sobrevoar a cidade.

O esporte também é uma característica importante da cultura dos cariocas (aqueles que nascem na cidade). Seus 90 km de praias são o local ideal para jogar vôlei, futebol e futevôlei. O Rio é o maior centro de escalada urbana, apresentando todos os níveis de dificuldade para escalar montanhas, como a Pedra da Gávea e o Bico do Papagaio.

No Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, as pessoas sempre fazem caminhadas e praticam outros esportes, como escalada e vôos gratuitos. O parque, além de preservar a Mata Atlântica restante, protege nascentes e bacias de rios como Carioca e Maracanã, que abastecem parte da cidade.

Uma das melhores maneiras de aproveitar o Rio é a pé. Além das calçadas tradicionais de Copacabana, Ipanema e Leblon, existem muitas opções. Perto dali, o Lago Rodrigo de Freitas é uma das principais áreas de lazer da cidade, com barracas de praia, playgrounds, pistas de skate, restaurantes e vista para montanhas e florestas. De preferência, vá em um fim de semana, quando estiver mais calmo. E se você estiver visitando o Pão de Açúcar, lembre-se de que não há apenas o bonde. Poupe uma hora para dar um passeio em direção ao mar e você verá a Praia Vermelha, espremida entre as montanhas. Aproveite a oportunidade e verifique se há alpinistas nas montanhas.





image
image
image
image