O Amazonas a é o rio mais longo do mundo. É uma vasta bacia natural que drena uma área do tamanho da Austrália. É um poderoso ecossistema. É uma floresta inimaginavelmente enorme cuja própria sobrevivência está ligada à do planeta. Nomeado após lendárias guerreiras, tornou-se um tipo de mito.
E pode parecer um lugar muito confuso para planejar um cruzeiro. Quanto tempo deve durar uma viagem? Qual país ou países? Quais portas? Que tipo de navio? A montante ou a jusante? Os muitos afluentes que alimentam a Amazônia - às vezes chamados de cabeceiras - são mais primitivos e, portanto, mais ricos em biodiversidade do que os principais; consequentemente, nos últimos anos, as cabeceiras do Peru e do Equador tornaram-se cada vez mais populares entre os observadores de pássaros e amantes da vida selvagem, dentro e fora do rio.
A Amazônia brasileira é mais frequentemente noticiada como um ponto de inflamação nos debates globais sobre mudança climática e perda de habitat. Mas fica a 4 mil quilômetros da foz do rio na costa atlântica e do principal porto peruano de Iquitos - e o desenvolvimento teve diferentes tipos de impacto em diferentes áreas. Observe, também, que os brasileiros nascentes de Manaus chamam a Amazônia de "Solimões".
Qualquer que seja a opção de cruzeiro escolhida, a beleza e a variedade do rio não escapam a você. Descoberto pelos europeus na década de 1490 - provavelmente por acidente - o rio é tão largo quanto o mar em algumas áreas. Mas dê uma guinada em suas margens florestais e você entra no reino dos golfinhos cor-de-rosa e lontras gigantes, araras azuis e macacos com cara de rosa. As viagens em navios são quase sempre combinadas com viagens em embarcações menores - de zodíacos a lançamentos motorizados a canoas - para pescar piranhas, observar pássaros ou em cruzeiros noturnos, procurando jacarés. Memorável, magnífica, mítica, a Amazônia continua sendo um cruzeiro de uma vida.
Quando ir
A maré alta é de novembro a maio. Partes da floresta são inundadas e isso significa que você pode remar ou andar de automóvel em trechos remotos dos principais rios. A falta de água, de junho a outubro, é tipicamente melhor para ver predadores - de jacarés a cegonhas - brigando por fontes alimentares restantes. Chove 200 dias por ano e, portanto, espere chuva sempre que você for.