Cairo

Sobre o destino

Apesar de estar entre os 30 maiores países com seus 1 milhão de quilômetros quadrados de terra, o Egito é notório por sua "distribuição" geográfica. 99% da população egípcia utiliza apenas 5% da área total, mas quase 100% da seus recursos aquáticos como resultado do ecossistema predominantemente árido. Linha de vida de cerca de 90 milhões de seres humanos, o rio Nilo é o ponto focal do planejamento urbano, um incrível presente de 6.695 km de sustento para o Egito e três outros países, tornando-o o rio mais longo e sem dúvida mais vital do mundo.

O Nilo entra no Egito a alguns quilômetros ao norte de uma cidade sudanesa chamada Wadi Halfa, através de um estreito desfiladeiro que atravessa penhascos de arenito e granito. A direção que flui para o norte do rio ganhou assim a fronteira sul do Egito com o nome de "Alto Egito". Dentro deste trecho do Nilo está a concentração mais intensiva do mundo de templos, túmulos e palácios construídos ao longo de 4.000 anos. Isso inclui os templos de Abydos, Dendara, Karnak, Esna, Edfu, Kom Ombo, Philae e Abu Simbel, cada um concebido para suas respectivas divindades, além dos túmulos da necrópole de Tebas, no vale dos reis do outro lado do rio, de Luxor.

Absorver a paisagem do rio do conforto de uma felucca (pequeno barco a vela) é o epítome do prazer, apreciado por moradores locais e não locais. Isso é facilmente organizado em Aswan, e barcos maiores de cruzeiro no Nilo podem proporcionar uma experiência ainda mais luxuosa. Como esse rio continua a fluir para cima, passando pelas principais cidades e templos, começa a se ramificar em uma formação em forma de flor conhecida como delta do Nilo, cobrindo 240 km da costa do Mediterrâneo. Lar de 39 milhões de pessoas, esta é a terra mais rica em agricultura do Egito, com algumas das mais belas e rejuvenescedoras natureza que o Egito tem a oferecer.





image
image
image
image